Esta notícia deixa-me aturdida e pergunto-me que mais é que estas comissões de investigadores que fazem estudo a propósito de tudo vão inventar para que a Educação em Portugal continue a ser palco de reestruturações, reformas, re-isto e re-aquilo sempre com temor referencial pelas “alterações menos ‘bruscas’”. Nunca nada é suave de mais para os educandos, parece ser a palavra de ordem de sempre. Espero que prevaleça o bom senso e se opte pela estabilidade, pois uma das causas do estado do nosso ensino é a falta de estabilidade e de uma visão a longo prazo. Em vez de reformar programas ou de reestruturar ciclos, dever-se-ia parar, respirar e modificar mentalidades. Mais rigor, mais exigência, mais disciplina deveriam ser os motores da educação, para professores, pais e sobretudo para os alunos que é deles o futuro.Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, (...) E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto: Que não se muda já como soía.
20/05/08
Esta notícia deixa-me aturdida e pergunto-me que mais é que estas comissões de investigadores que fazem estudo a propósito de tudo vão inventar para que a Educação em Portugal continue a ser palco de reestruturações, reformas, re-isto e re-aquilo sempre com temor referencial pelas “alterações menos ‘bruscas’”. Nunca nada é suave de mais para os educandos, parece ser a palavra de ordem de sempre. Espero que prevaleça o bom senso e se opte pela estabilidade, pois uma das causas do estado do nosso ensino é a falta de estabilidade e de uma visão a longo prazo. Em vez de reformar programas ou de reestruturar ciclos, dever-se-ia parar, respirar e modificar mentalidades. Mais rigor, mais exigência, mais disciplina deveriam ser os motores da educação, para professores, pais e sobretudo para os alunos que é deles o futuro.