23/09/07

Taking England by Storm

Agradavelmente estranha foi a sensação que tive na semana que passou ao ver um noticiário na Sky News. Começou com a saída de Mourinho do Chelsea (razão que me levou a ligar a Sky News) e o tempo gasto com a notícia, directos e análises, deixou-me pasmada: pelos vistos o Special One entranhou-se em terras de sua Majestade e fez a diferença, cumprindo a promessa inicial e bombástica, perturbadora de algumas mentes protestantes mais puritanas, de ser special one, deixando marcas não só no futebol Inglês como também na tradicional sociedade inglesa que no entanto, mais dia menos dia, acaba sempre a acarinhar o excêntrico. O impacto da saída de Mourinho foi tal que até Gordon Brown prestou declarações lamentando a saída do treinador do Chelsea e salientando os feitos dele.

A segunda notícia do dia em questão, foi o interminável caso Madie McCann sendo nesse dia confirmada a contratação pelo casal Mc Cann de um novo assessor de imprensa, saído da equipe que dá apoio ao Primeiro-ministro Gordon Brown. A terceira notícia era a decisão de Gordon Brown boicotar a cimeira euro-africana de Lisboa em Dezembro no âmbito da Presidência Portuguesa da UE caso Mugabe compareça.

Três notícias seguidas na abertura de um jornal noticioso na Grã-Bretanha em que se fala de Portugal, e em que todas elas há um envolvimento mais ou menos visível do Primeiro-ministro Britânico, é um caso pouco habitual e que merece registo. Os casos não podiam ser mais díspares e as notícias têm impactos diferentes – o caso Mourinho foi nesse dia e nos seguintes uma bomba informativa e uma mina de ouro para a comunicação social, como qualquer leitura dos principais jornais ingleses online, ainda hoje, o confirma. Já se analisou tudo sobre ele em artigos de opinião de formas e tamanhos diferentes: as frases bombásticas, imagens e analogias (já vi algumas colecções de “quotes” de Mourinho na imprensa inglesa), a sua relação com os jogadores, a sua ambição, a ligação com a família, o seu casaco Armani, a sua “sexiness”, o seu charme, o seu sotaque, o seu cão, o seu cabelo grisalho, a sua relação com os adeptos e até li, hoje (aqui, para dar um só exemplo), sobre a sua importância para os demais compatriotas, emigrantes, nomeadamente os que estão em Inglaterra. José Mourinho, mérito dele, impôs um estilo, virou as luzes e os microfones na sua direcção, leva o nome de Portugal para níveis de excelência por esse mundo desportivo fora, e para nosso gozo he took England by storm. Novas formas de colonização.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com