Ao ler o parágrafo final deste post percebi que não ía resistir a escrever sobre o “valor” das empresas cotadas em mercado de capitais. O valor de mercado é um valor “fair” no sentido de transparente e justo: transparente porque reflecte toda a informação existente num determinado momento sobre a empresa que está a ser transaccionada e justo porque é o preço acordado entre ambas as partes, isto é, entre quem vende e quem compra. Se o preço reflecte toda a informação sobre a empresa ele também reflecte: a sua “dimensão real” que é um conceito algo vago onde poderíamos incluir os activos (e passivos) e as perspectivas de crescimento futuro da empresa - intervenção da Porshe; reflecte também a sua produtividade, conceito também vago que tomarei como resultados, que são dados pelos mapas contabilísticos e financeiros divulgados periodicamente (as empresas cotadas são obrigadas a darem ao mercado essa informação); reflecte também a sua competitividade através da comparação dos seus resultados com outras empresas do sector. O valor de mercado não é algo abstracto nem subjectivo, nem uma ideia vaga ou um capricho de meia dúzia de especuladores gananciosos, é justo porque é o valor pelo qual, num determinado dia, alguém está disposto a vender um determinado activo e outro alguém disposto a comprar esse mesmo activo. Nesse dia o preço da VW no mercado financeiro alemão reflectiu toda a informação mais depressa que o Spiegel, que só à posteriori o analisou e explicou: num determinado dia houve pessoas obrigadas (porque voluntariamente assumiram compromissos de compra e assumiram os riscos daí associados) a comprar e poucas a querem vender. A simples lei da oferta e da procura aponta o resultado: a subida do preço. Se ninguém tivesse querido comprar, o preço não teria subido e ter-se-ia mantido. Simples e transparente.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, (...) E, afora este mudar-se cada dia, Outra mudança faz de mor espanto: Que não se muda já como soía.
29/10/08
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