17/08/08

Primeiros Socorros

Não sem ironia, ofereceram-me recentemente este simpático livro que promete aos “amis lecteurs”, a custos mínimos, “de prendre en charge votre bien-être” de cada vez que nos defrontarmos com as várias questões que podem atormentar uma vida: existenciais, financeiras, sentimentais ou mesmo “petits riens”. Diz-nos a autora que

(...) vous êtes peut-être tentés de courir chez votre psycanalyste (...) lequel, moyennant une somme exorbitante, va vous écouter en hochant la tête. Au mieux vous délivrera-t-il une petite dizaine de phrases qui vous auront couté la bagatelle de 80 euros (tarif parisien pour une demi-heure de thérapie). Autrement dit, chaque phrase vous aura coutê 8 euros). Savez-vous que pour ce même prix (8 euros), vous pouvez obtenir des centaines de phrases, voire des milliers? Il vous suffit (…) de trouver le roman (…) adapté à votre problème.»

A escolha dos romances é da autora e ao lado de tantos clássicos por vezes deparei-me com obras que não conhecia, ou cujos autores nunca tinha ouvido falar ou os dois casos. A literatura está assim ao serviço do bem estar, equilíbrio ou plenitude humana. Com uma linguagem e abordagem simples, despretensiosa, amigável e bem humorada com identificação de sintomas, indicações trapeuticas e contra indicações, bem como algumas pistas para leitura, percorremos a literatura de numa perspectiva de “auto-ajuda” porque, garante-nos a autora “il n’est pas un problème sur cette Terre qui n’est pas été expérimenté par un écrivain et relaté sous la forme d’une bonne histoire.” Esta constatação é reconfortante pois percebemos que há limites para os problemas, questões ou estados de alma que um ser humano possa experimentar ou de que possa padecer. O índice de sintomas é de 48 entradas e os remédios são os 100 romances anunciados no título, numa média de dois remédios ou indicações terapêuticas para cada sintoma. Uma das constantes ao longo do livro é o da relativização de qualquer problema de que o leitor possa padecer; se o leitor o tem, não é o fim do mundo, muitos outros padecem, padeceram e padecerão do mesmo mal, e veja lá que até já se escreveram uns livros retratando esse problema. Nada é assim tão extraordinário ou grave. A autora também tranquiliza demonstrando que, tal como num romance, tudo tem um desfecho, todos os problemas têm um final: não será sempre um final feliz, mas na vida há também sempre um desfecho para qualquer que seja a situação. O tom do livro é sempre levemente desprendido, mas amigável e são e, claro, pedagógico. No entanto eu tive sempre pena da mordacidade que não vi e pensei mesmo que se o livro tivesse sido pensado e escrito por um(a) autor(a) britânico o tom seria certamente um pouco mais irónico, mordaz e aquele pedacinho perverso.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com