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A propósito de editorias de jornais – ou outras publicações - serem ou não assinados,
Eduardo Pitta lembra
aqui alguns casos de publicações estrangeiras nomeadamente o
Economist em que os editoriais não são assinados. No entanto esquecece de referir que a linha editorial do
Economist, (e de tantas outras publicações sobretudo anglo-saxónicas) é “
crystal clear”: liberdade, liberdade individual, direito de escolha, mercado aberto livre e concorrencial, impostos reduzidos, e que o
Economist, onde também não existem artigos assinados, toma sempre uma posição, também ela “crystal clear” e devidamente explicada e justificada em momentos que considere relevantes: eleições no Reino Unido ou nos EUA, para dar exemplos políticos. Não existem “estados de alma” editoriais, mas opções claras sem a conversa de chacha que o editorial do Público ontem nos impingiu e que fala em coisas vagas e que servem tudo e todos de acordo com a necessidade do momento. Senão que é que é isso de “
queremos interrogar o mundo. Daremos expressão a todos os pontos de vista, mas afirmaremos os nossos”?
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