30/01/12

Idas Ao Cinema


Como temos que apaziguar as inúmeras persona que nos habitam, de vez em quando há que ver um ‘filme de pancadaria’ ou, como se diz de forma mais elegante, um filme de acção. Depois deste fui ver a sequela: Sherlock Holmes: A Game of Shadows. O efeito surpresa (muito importante no primeiro filme) perde-se neste novo filme mas, com pequenas nuances do tipo gostei mais dos diálogos do primeiro filme mas gostei mais das personagens secundárias (Prof Moriarty e Microft Holmes) deste, todas as outras características que apontei neste post mantém-se e não dei o meu tempo como perdido. Se houver um Sherlock Holmes 3, lá estarei.



Num registo que me é mais próximo está Tinker, Tailor, Soldier, Spy (A Toupeira). Um filme que transborda nostalgia quer pelo seu aspecto formal (cada objecto do filme, por exemplo, evoca os anos setenta de forma estranhamente familiar) quer pela forma contida em que a narração é feita, um misto de evocação fria mas com um olhar perdido, quer pela forma como as personagens vêem o seu papel evoluir como agentes dos serviços secretos e como vêm a estrutura o papel do ‘circus’. A realização surpreendeu-me pela positiva e é enxuta mas rigorosa, as personagens são servidas por um leque de excelentes actores, e Gary Oldman merece aplauso no seu papel de um Smiley desencantado num mundo já sem heróis.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com