26/11/07

Operação Natal em Segurança antecipada devido a acidentes recentes. Gostaria de acreditar na bondade desta decisão e no facto de que a perspectiva do aumento de multas/verbas em nada terá influenciado o decisor.

A ler com atenção esta notícia. Se alguma dúvida tínhamos sobre a deriva dos pensadores do eduquês, ela fica esclarecida. Algumas frases só para ilustrar a ligeireza com que se tratam estas questões: reestruturar o sistema, diversificar os currículos, melhorar as condições físicas das escolas e os seus recursos humanos foram alguns dos caminhos sugeridos para combater as elevadas taxas de insucesso escolar. Nada a dizer quanto às duas últimas soluções, mas francamente, mais uma reestruturação? Mais diversificação dos curriculum? A propósito que é que isso quer dizer? Limitar a matéria a aprender? Ensinar banalidades? O facto de o 7.º ano ser o mais penalizador deve-se ao facto de se perpetuar o espírito de liceu. "As escolas tornam-se mais académicas e os alunos sentem o aumento do nível de exigência", explicou. So what? Não é suposto o nível de exigencia aumentar à medida que as crianças crescem? Ainda bem que o sentem! Se a escola produz tanto insucesso, ninguém quer ser o bode expiatório. Ora aí está uma frase bem portuguesa: ninguém é nunca responsável por nada. Dormamos em paz.

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