13/10/10

Hoje, um Final Feliz

Há dez anos em Agosto foi-nos contada a história do submarino da Marinha Russa Kursk afundado no mar de Barens e indignámo-nos então com a falta de informação pronta e verídica que a Rússia dava, e a falta de vontade de o país, ferido no seu orgulho, aceitar o acidente e pedir/aceitar a ajuda internacional. Quando finalmente se resignaram foi tarde, e foram vãs as tentativas de salvamento da tripulação por parte de equipas internacionais. Todos “assistimos” de coração apertado à morte lenta dessa tripulação de 118 oficiais e marinheiros. Um final nada feliz como o resgate do submarino um ano depois revelou.

Dez anos depois a história que nos apaixonou em Agosto foi diferente: 33 mineiros sobreviveram a um desabamento de terras na mina onde trabalhavam e ficaram prisioneiros debaixo da terra. Nós vamos seguindo as notícias que vão dando conta do que está a ser feito para resgatar cada um dos mineiros que mantêm um admirável estado de espírito. Ninguém fica indiferente e dois meses depois começa a operação de salvamento: um a um.

Às vezes temos sorte: podemo-nos encostar, respirar fundo e gozar o prazer e comoção de uma história com um final que adivinhamos feliz.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com