15/07/11

O fim das disciplinas de Área Projecto e de Estudo Acompanhado, é uma excelente notícia. Elas eram símbolos do ‘eduquês’ reinante no nosso ensino. Muita conversa, muita ‘integração’, muitas ‘competências’, mas sobretudo muito tempo perdido: em casa a fazer projectos tantas vezes sem ponta de nexo, tantas vezes absolutamente ridículos, e vazios de qualquer propósito, e na escola ocupando tempo curricular em que poderiam ver reforçadas algumas disciplinas, ou apostar noutras infelizmente nada valorizadas e quase nada presentes nas nossas escolas (música, por exemplo). No afã de melhorar as notas a Português e Matemática, preocupação que partilho desde que não se diminua o grau de exigência, não convém, nomeadamente no 3º ciclo, esquecer as outras disciplinas.

No dia em que se sabe que as notas de Português foram as piores em 14 anos de exames, e que os resultados dos exames do 9ºano são os piores dos últimos anos (Matemática e Português baixaram as médias) convinha pensar sobre o assunto. A revisão curricular da disciplina de Português impõe-se. O que se ensina em Português – pode-se perceber o que é pedido aos alunos consultando os exames no site do GAVE – é coisa do outro mundo, e o que não se ensina é inconcebível. Isto combinado com a cultura de pouca exigência na maioria das escolas (e na maioria das famílias) forma uma mistura que propicía a ignorância. Este assunto levar-nos-ia por longos caminhos que hoje não trilharei. Só um detalhe (mínimo e insignificante face ao descalabro dos programas e cultura escolar) por curiosidade, fiz a consulta dos exames: não vi exame sem a presença de Saramago.

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