03/07/10

La Chartreuse de Parme 4

Tenho dificuldade em considerar Fabrice a personagem principal do romance (título que atribuiria a Gina del Dongo ou Duchesse Sanseverina), pois é uma personagem de menor espessura do que outras, mas Fabrice é, inegavelmente, a personagem em torno da qual o enredo do romance é tecido, é a personagem que motiva os actos das outras personagens, que despoleta circunstâncias, amores, paixões, ódios, castigos. Se não é a personagem principal, é seguramente a personagem central. Fabrice,

plein de grâces, grand, bien fait, une figure toujours riante...et, mieux que cela, un certain regard chargé de douce volupté...

a quem poucas mulheres resistem, é um exemplo da inocência que inunda La Chartreuse de Parme e que é feita de ligeireza, privilégio de berço, “inssouciance”, idealismo e entusiasmo (os seus ideais liberais), alguma imprudência (a ida dele a Waterloo é disso o melhor exemplo), uma vaga melancolia e desprendimento que ele confessa numa alusão a Gina, La Duchesse Sanseverina,

elle croira que je manque d’amour pour elle, tandis que c’est l’amour qui manque en moi; jamais elle ne voudra me comprendre.

Esta ligeireza de Fabrice é incómoda para os outros que lhe invejam a aparência, o berço, o charme...

La première qualité chez un jeune homme aujourd’hui, c’est-à-dire pendant cinquante ans peut-être, tant que nous aurons peur et que la réligion ne será point rétablie, c’est de n’être pas susceptible d’enthousiasme et de n’avoir pás d’esprit.

... e é incómoda para si próprio que sofre as consequências que essa inveja despoleta, na forma de contrariedades, uma atrás de outra, e que ele vai sempre sabendo ultrapassar com a ajuda dos que o amam, nomeadamente da Duchesse Sanseverina. Só o sofrimento o transformará, o sofrimento, como perda da inocência e dessa forma de ligeireza que o caracteriza, surgir-lhe-á muito mais tarde, depois de conhecer o amor e então percebemos que Fabrice, sempre equipado para contornar e sobreviver às contrariedades, é impotente perante perante a enormidade, a densidade e o peso desse novo sentimento. Ele não tem a capacidade para lidar com e sobreviver ao sofrimento.

Excertos de Stendhal, La Chartreuse de Parme.

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