26/01/11

Os Prémios Que Surpreendem

O meu mundo anda ao contrário. Leio romances americanos e vejo filmes europeus, contrariando os meus antigos e acarinhados chavões. Se a primeira frase é sobretudo retórica a segunda decorre de uma generalização que ao longo dos tempos me tem sido útil: prefiro normalmente romances europeus (ou quase) e prefiro normalmente cinema de Hollywood (ou quase). As generalizações, apesar de redutoras e simplistas, têm a sua utilidade. Destaco duas: a primeira é permitir-nos construir frases opinativas simples, mesmo que nem sempre rigorosas, e a segunda é dar-nos capacidade de exultar na excepção. Gosto de ambas, mas acarinho sobretudo a última.

Haja oportunidade e darei conta de alguns dos romances lidos. Sobre os filmes as notas são mais simples: desde o outono destaco apenas dois filmes, de Hollywood: Entre Irmãos, o que mais gostei; A Cidade o mais emocionante.

Dos filmes de fora de Hollywood vi boas comédias como Le Concert (O Concerto) e Mine Vaganti (na infeliz tradução de Uma Família Moderna), originais, inteligentes (uma qualidade preciosa e nem sempre abundante e/ou valorizada) e divertidas, isto é, que fazem sorrir e rir. Contrastam com duas comedias de Hollywood, a primeira nem sequer uma referência merece, mas destaco o tão aclamado e premiado filme The Kids Are All Right (Os Miúdos Estão Bem) que vale pelas excelentes interpretações e sólida realização, mais nada. O filme é de uma previsibilidade e tédio surpreendente e, apesar de ser classificado como comédia, nunca causou sequer cócegas cerebrais, muito menos originou um sorriso ou uma gargalhada. Outro filme que, apesar de menos previsível e de ter igualmente excelentes interpretações e sólida realização, não consegue escapar totalmente ao aborrecimento, é o aclamado e premiado “The Social Network” (A Rede). Pergunto-me como é que estes dois filmes são o sucesso que são e objecto dos prémios que têm recebido: creio que só o são pelos temas que abordam e que hoje são “moda”: famílias de pais do mesmo sexo e facebook.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com