17/05/11

A Indignação Francesa

Já me fartei de rir com esta notícia. Perdoem-me a generalização, (e o plebeísmo que na era “pós Catroga” há que ter cuidados), mas os franceses não se enxergam mesmo.

E se fosse Berlusconi, o que diriam eles e todas as vozes do politicamente correcto sempre prontas a desculpar socialistas e predadores sexuais que não sejam padres, ou de direita? Será que se esqueceram as fotos de Hugh Grant preso, (após um acto consentido, e pago, segundo constou na altura), ou as fotos de Mel Gibson a ser preso e interrogado após queixas de violência doméstica? Ou as inúmeras fotos que circulam de celebridades presas por condução sob efeito do álcool, etc? Se for Lindsay Lohan algemada, não há problema nem indignação francesa, mas Dominique Strauus-Khan já merece tratamento diferente? Porquê? Goste-se ou não, concorde-se ou não, alguém ainda tem dúvidas da forma como se é preso nos EUA? De como a justiça lá funciona? O senhor DSK não viveu tempo suficiente nos EUA para saber isso e para saber que as acusações de violência sexual são tratadas a sério e com pouca brandura? Será que a palavra da empregada do hotel deve valer menos do que a de DSK, para sossego dos franceses e dos que com eles se indignam? Não teve já DSK sarilhos suficientes nesse campo (assédio sexual, favorecimentos a amantes...) para perceber que era melhor trancar a porta do quarto do hotel e tomar o seu duche mais à vontade? Porque se colocou na situação em que se colocou? Nos EUA?

Confesso que a “indignação francesa” é risível, e que não entendo a “onda” de simpatia por DSK, que ao que parece de predador passa a vítima, nomeadamente a que leio em blogues que visito com regularidade. A ver se eu entendo: DSK, está a ser vítima de quê exactamente? Uma cabala? Bem mais provável que seja vítima de si próprio, que é o que tantas vezes acontece, nomeadamente aos melhores.

A minha tolerância pela vida privada de cada um e pelo que se passa entre quatro paredes é enorme quando há maioridade e consentimento de ambas as partes. Simplesmente não me interessa e já agora, bom proveito para todos. No entanto a tolerância por predadores sexuais ou por quem comete qualquer tipo de violação ou violência sexual (casos em que não há consentimento ou em que há menoridade) é inversamente proporcional ao primeiro caso: é nula! Seja socialista, deputado, padre, capitalista, psiquiatra ou celebridade de Hollywood: predador sexual é sempre predador sexual.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com