23/02/12

Impasse


Piet Mondrian 
Composition in Yellow, Blue and Red 

Tanto quanto me lembro Piet Mondrian foi o primeiro pintor abstracto de que tive consciência de ser abstracto. Era criança e para mim a pintura eram quadros de retratos ou de paisagens, e por isso olhava perplexa e não percebia Mondrian, aquelas 'grelhas' com apontamentos coloridos não me gritavam um sentido e sentia-me perdida sem perceber o que estava ali. Piet Mondrian não é, nunca terá sido e provavelmente nunca será, um dos meus pintores favoritos. Tal como com a música tenho 'fases' de gostar mais disto ou daquilo, deste ou daquele. (Creio que sou mais constante na literatura, não sei porquê). Mas voltando a Mondrian, é ainda hoje com algum espanto que olho para estes seus quadros mais geométricos e me vejo com os olhos que tinha na infância a insistir em os 'perceber' a querer ver um 'sentido'...

Arquivo do blogue

Acerca de mim

temposevontades(at)gmail.com